As festas de fim de ano estão batendo à nossa porta e embora seja tempo de alegria e celebração, é preciso prestar muita atenção para evitar transtornos causados por ladrões oportunistas. As estatísticas da Central de Monitoramento Orsegups apontam a ocorrência de grande número de furtos em residências vazias na noite de 24 de dezembro, quando a família sai para a ceia na casa de parentes, mas deixa a árvore iluminada e os presentes expostos. Um prato cheio para bandidos.
O mesmo risco ocorre na virada do ano, época em que é comum sair para assistir a queima de fogos, especialmente em cidades do litoral catarinense. Isso sem falar das viagens para visitar a família em outras cidades. Em todas essas oportunidades é preciso redobrar a segurança para evitar dor de cabeça.
Veja cinco dicas valiosas para que os ladrões literalmente ignorem sua casa nestes feriadões de Natal e Ano Novo:
1. NÃO DEIXE PRESENTES VISÍVEIS
Não monte sua árvore de Natal perto de janelas e portas envidraçadas, que permitam sua visualização do lado de fora. Esse é um chamariz muito eficiente para assaltantes que, via de regra, não resistem à tentação de entrar na sua casa.
2. CUIDADO COM O QUE VOCÊ POSTAR EM MÍDIAS SOCIAIS
Os bandidos e quadrilhas estão cada vez mais especializados e costumam varrer as redes sociais em busca de oportunidades para praticar roubos. Diante disso, evite publicar informações sobre onde vai passar o Natal e seu feriadão, muito menos fotos de presentes que vai ganhar ou já ganhou.
3. DESTRUA AS EMBALAGENS DOS PRESENTES
Os ladrões também estão sempre vasculhando o lixo em busca de oportunidades, e o Natal é excelente fonte de inspiração. Ao descartar as caixas dos presentes que ganhou, especialmente de relógios, jogos eletrônicos, celulares e computadores, dobre ao contrário para esconder os rótulos e ponha em sacos escuros, de preferência próximo do horário em que a coleta passa na sua rua.
4. A ILUMINAÇÃO EXTERNA DE NATAL NÃO DEVE SER LIGADA DENTRO DE CASA
É comum puxar uma extensão para ligar os piscas externos numa tomada dentro de casa. Muito cuidado nessa hora, pois uma fresta muito pequena pode ser tudo o que um ladrão vai precisar para arrombar uma porta ou uma janela.
5. DESCONFIE DE PESSOAS EM BUSCA DE DONATIVOS
Nesta época no ano é muito comum receber a visita de pessoas em busca de doações para si mesmas, suas famílias ou para causas beneficentes. O perigo está em abrir a porta e permitir que o interior de sua casa seja visualizado. Esta é uma forma bem fácil de um bandido mapear os objetos e planejar furtos. Por isso, cautela redobrada. Não dê informações sobre você ou sua família e prefira receber as pessoas no portão da sua casa ou na portaria do prédio.