Preocupações a respeito da condição física do seu veículo e financeira da sua empresa são alguns dos desafios enfrentados na gestão de uma frota. Para evitar prejuízos, devem-se observar diversos fatores. Selecionamos alguns cuidados fundamentais, veja:
FAÇA A MANUTENÇÃO PREVENTIVA
A única maneira de verificar se algo está ou pode dar errado é com a manutenção preventiva. Esteja sempre à um passo a frente, é melhor evitar um problema antes que ele aconteça do que tentar remediá-lo.
TREINE SEUS MOTORISTAS
Além de o veículo estar em ótimas condições, o condutor também é uma das peças mais que importantes desse quebra-cabeça. Uma condução inadequada tem várias consequências, desde o aumento do consumo de combustível e problemas mecânicos até acidentes.
ACOMPANHAMENTO DAS ROTAS
Para que a sua empresa aproveite melhor os seus recursos e obtenha o tempo adequado em pontos de entrega e percursos, é importante monitorar sempre se a rota está sendo realizada conforme planejado.
CUIDADOS COM O COMBUSTÍVEL
No final do mês, os gastos com combustível fazem a diferença. Além de boas práticas para economizar, deve-se orientar os condutores a abastecer em locais confiáveis e não recorrer a postos com produtos de caráter duvidoso. Lembre-se: o barato pode sair caro.
PRESTE ATENÇÃO NOS INDICADORES
Para entender o que está dando lucro ou prejuízo na sua empresa, é preciso analisar os indicadores de desempenho. Essa é a única forma de aperfeiçoar os processos e garantir que a vida útil da frota seja boa e que a sua empresa continue se dando bem.