Os proprietários dos imóveis seguem os passos dos condomínios e reforçam os cuidados com a segurança. O aumento do número de assaltos e arrombamentos de residências faz com que cada vez mais moradores recorram a serviços de empresas de vigilância e a sistemas eletrônicos. Neste caso, a tecnologia se mostra uma importante aliada na garantia da tranquilidade dos proprietários e na preservação de bens materiais.
Na hora de contratar serviços de empresas de segurança, o dono do imóvel deve levar em consideração alguns fatores importantes, tais como opções de equipamentos, treinamento de funcionários e estrutura da central de monitoramento. O preço consiste apenas em um dos elementos de análise. O cliente precisa se precaver para não ser vítima da famosa lógica do “barato que sai caro” quando busca economia.
Outro ponto importante para a contratação dos serviços de segurança se refere ao histórico da empresa no mercado. Muitas companhias novas surgem, vendem serviços a preços muito baixos e fecham logo em seguida, deixando clientes sem proteção. O ideal é pesquisar qual a carteira de clientes da empresa, há quanto tempo ela opera, e se certificar de que ela cumpre todas as obrigações legais.
Tecnologia acessível
Uma empresa de segurança precisa oferecer ao proprietário da residência o maior número possível de opções de serviços e de equipamentos. Essa versatilidade permite, por exemplo, que o dono do imóvel faça um contrato que atenda suas demandas, dentro de um orçamento compatível com sua disponibilidade financeira.
Entre os equipamentos disponíveis hoje no mercado, alguns se destacam pela eficiência e pela relação custo-benefício, protegendo moradores com economia. Eis os principais:
1. Sistema de Alarme
Solução utilizada há bastante tempo, mas que ainda se mostra extremamente eficaz. Sensores apontados para janelas e portas captam a temperatura do ambiente e ao momento que ocorre uma mudança brusca dessa temperatura, como uma invasão no local, um sinal é enviado para a central de monitoramento da empresa, ao mesmo tempo. Caso o sinal seja cortado, um alarme sonoro dispara imediatamente no local. O sistema tem proteção por senha, o que impede que invasores o desarmem.
O sistema tem variações. Ele pode apenas emitir o alarme sonoro. No entanto, há funcionalidades como o envio de mensagem de alerta para o celular do dono do imóvel ou o acionamento da empresa de segurança, que desloca um funcionário para verificar a ocorrência no local.
2. Cerca inteligente
Evolução da cerca eletrificada. Em vez de choque em caso de contato, o sistema dispara alarme sonoro, podendo também acionar iluminação no ponto onde foi detectada a tentativa de invasão. Apresenta os recursos de envio de mensagem de alerta para o proprietário do imóvel e de acionamento da empresa de vigilância.
3. Câmeras de monitoramento
Sistema de segurança também muito utilizado. Podemos instalar um sistema de câmeras somente para a gravação das áreas cobertas, ou seja, sem a participação de um operador ou de uma empresa de prestação de serviços, mas o ideal é que algumas câmeras sejam integradas com o sistema de alarme e que ambos sejam monitorados, pois dessa forma, é possível agir com eficácia em casos de intrusão. Esta modalidade de serviço exige da empresa de prestação de serviços de vigilância, que mantenha sua equipe treinada para o monitoramento.
Hoje, câmeras de alta definição permitem enviar imagens em tempo real para a central de monitoramento da empresa de vigilância, tablets e smartphones. O proprietário da residência pode fazer acompanhamento de diversos cômodos do imóvel, além de toda a área externa.
4. Videoporteiro
O avanço tecnológico deu nova função ao antigo interfone. Agora, o aparelho traz uma câmera embutida. Dessa forma, a pessoa dentro do imóvel pode visualizar quem está no portão. Muito utilizada em portarias de condomínios, essa alternativa vem conquistado adeptos entre os proprietários de casas.
5. Controles de acesso biométrico
Equipamentos com maior nível de sofisticação tecnológica, os controles de acesso biométrico funcionam como trancas e travamentos que só são desbloqueados a partir da conexão com estruturas únicas do corpo humano, como impressão digital, estrutura facial, desenho da mão ou retina dos olhos. Alguns modelos permitem o uso combinado com senhas numéricas.
6. Soluções integradas
Top de linha em termos de sofisticação tecnológica, as soluções integradas apresentam sistemas que combinam câmeras, sensores de presença, além de dispositivos de abertura de portas e janelas. As imagens captadas em tempo real e sinais dos sensores de presença são enviados para a central de monitoramento da empresa de vigilância. O proprietário do imóvel também recebe alerta por SMS ou tem acesso às imagens por meio da internet em dispositivos móveis.
A definição da melhor solução para a vigilância residencial deve ser tomada com a assessoria de uma empresa de segurança. Ela reúne as condições necessárias para apresentar a opção que melhor se enquadre nas necessidades do proprietário do imóvel, levando em conta ainda o orçamento disponível para a contratação dos serviços.